Tipos de Esquadrias

Com estas dicas você vai descobrir o melhor modelo e material para portas e janelas e como dividir ambientes com esquadrias

 

 

Acredite se quiser, todo mundo já viu uma esquadria! O termo arquitetônico faz referência a nada mais que as aberturas de uma construção. Ou seja, janelas, venezianas, portas e portões contam como esquadrias na obra e, dependendo dos modelos e materiais escolhidos, podem corresponder de 9% a 18% do orçamento total.

 

1. Portas

 

 

Fundamentais para a circulação adequada, as portas podem ser de modelos e materiais variados, conforme o que a situação e o ambiente pedem. Os tipos mais comuns são tradicional, porta-balcão, holandesa, pivotante, camarão, sanfonada, de correr, veneziana, vai-e-vem e basculante. Variam entre elas o número de folhas, o mecanismo, o vão de abertura e os acabamentos.

Entre os materiais, destacam-se madeira, MDF, ferro, aço, PVC, vidro, alumínio e ACM (material de alumínio composto). Cada um tem sua aplicação, considerando manutenção, limpeza, leveza, custo, resistência, segurança e isolamento acústico.

 

2. Janelas

 

 

Cada ambiente pede um determinado tipo de janela, então, é importante entender as necessidades de cada um. Quando se trata de um apartamento, a janela deve atender às especificações do condomínio, por exemplo.

Entre os modelos mais comuns de janelas estão basculante, pivotante, máximo-ar, guilhotina, de abrir, de correr e venezianas. Já os materiais costumam variar entre madeira, alumínio, aço, ferro, PVC e vidro temperado. Se a ideia é adquirir um modelo de pronta-entrega, é preciso estar atento às dimensões disponíveis, que variam conforme a região.

 

3. Divisão de Ambientes

 

 

Você já deve ter notado que muitas paredes podem fazer um ambiente parecer menor e dificultar a circulação. As esquadrias acabam sendo uma ótima saída para arejar e conferir amplitude a pequenos espaços.

 

Gostou do post? Gostaria de realizar um orçamento? Entre em contato conosco e não deixe de assinar a nossa newsletter!

Fonte: Revista Casa e Jardim

Comments for this post are closed.