REFORMA E DECORAÇÃO: DICAS DE OURO

Está pensando em reformar? Muita atenção ao planejamento que antecede a decoração. Isso porque é necessário levar em consideração a análise adequada de cada espaço, ambiente e objeto decorativo.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas primordiais, com pleno destaque às medidas. Por exemplo: você sabe qual é a altura ideal da pia do banheiro?

 

1. Lembre-se: o primeiro passo é medir todos os espaços

Antes de ir à loja, meça com a trena o tamanho dos móveis e a distância necessária entre eles para conseguir circular. Nunca confie somente na sua percepção visual, senão você pode acabar comprando um sofá que não cabe na sala.

2. Dança das cadeiras

 

Para garantir uma boa circulação, as cadeiras da mesa de jantar precisam de um recuo mínimo de 60 cm. Se você não tem esse espaço, opte pelo uso de bancos encostados na parede.

3. Cortinas exigem espaço

Deixar um vão muito pequeno no forro de gesso para instalar a cortina é um risco, porque o espaço necessário varia de acordo com o modelo escolhido. Cortinas com trilho precisam de, no mínimo, 10 cm de vão. Já a romana pede uma distância de 12 cm ou mais.

4. O tamanho da porta

 

 

A porta de entrada deve ser a mais larga de todas, com no mínimo 80 cm para permitir a entrada de móveis e compras.

5. Tomadas

Existe um padrão para a altura de interruptores e tomadas – o interruptor deve ser instalado a 1,10 m de altura, e a tomada, a 30 cm do chão.

6. Medidas básicas

 

 

Para garantir uma boa noite de sono, o cuidado com a circulação no quarto deve ser redobrado. A distância da cama até a parede ou até o armário deve ser de, no mínimo, 70 cm, e a altura da cama deve variar de 45 a 55 cm.

7. Passado e engomado

Os armários com portas comuns devem ter, no mínimo, 55 cm de profundidade. Já os com porta de correr, 60 cm. Medidas inferiores a essas farão com que suas roupas fiquem amassadas.

8. A cuba ideal

 

 

Sobreposta, de semi encaixe ou de encaixe. Escolha a cuba antes de reformar o banheiro, porque ela influencia a altura do ponto de água e da bancada, que deve ficar a 85 cm do chão. Dependendo do modelo, a bancada deve ficar mais baixa.

9. Coifa segura

A distância mínima entre a coifa e os queimadores do fogão é de 65 cm para os fogões elétricos. No caso de modelos a gás ou combinados, a distância pode variar de 70 a 80 cm – em nenhum dos casos ultrapasse os 80 cm. O ponto de energia deve ficar no centro da instalação da coifa, a 2,20 m do piso, ou vir pelo forro de gesso, passando por dentro do duto.

10. Pia na altura certa

 

 

Quando se fala em ergonomia, qualquer centímetro faz muita diferença. Não subestime uma diferença de 5 cm, por exemplo, porque é isso que vai proporcionar conforto ou não. A bancada da cozinha, em geral, deve ter 90 cm de altura.

Dicas bem espertas, não é mesmo?

Mas, a nossa principal sugestão é: analise bem as suas economias e veja se não é possível contratar um profissional para ajudar na reforma. O investimento vale à pena para que tudo fique do jeito que você sempre sonhou!

Gostou do post? Gostaria de realizar um orçamento? Entre em contato conosco e não deixe de assinar a nossa newsletter!

Fonte: Casa e Jardim

Comments for this post are closed.