DICAS NA HORA DE REALIZAR UMA REFORMA HIDRÁULICA

Se a sua casa já tem bastante tempo de vida útil, é provável que alguns aspectos dela já estejam comprometidos. Como por exemplo, a parte de instalação hidráulica, que após anos sem nenhum reparo, pode acarretar em infiltrações e vazamentos em seu lar. Caso isso já esteja acontecendo em sua casa, o ideal é realizar uma reforma hidráulica.

Sabemos que a palavra ‘reforma’ já causa uma dor de cabeça. Ainda mais quando envolve uma parte tão importante quanto o sistema hidráulico da casa. Mas com essas dicas, com certeza a reforma hidráulica de sua casa terá sucesso.

 

1 – Utilize Materiais de qualidade

Pode parecer uma dica simples, mas tem um grande valor. Quando for a lojas de materiais, preste atenção em cada material que irá comprar. Observe se cada cano comprado corresponde com a necessidade- para água quente ou fria, para esgotos ou água potável, baixa ou alta pressão, entre outros.

Materiais de baixa qualidade possuem uma vida útil inferior, fazendo com que a reforma hidráulica realizada, também tenha uma durabilidade menor. Por isso, é muito recomendável ver se a marca é certificada. Consulte se o fabricante é avaliado pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e veja se ele segue as normas.

 

2 – Tenha registro em cada ponto de água (cozinha, banheiro)

Caso você tenha apenas um registro para a sua casa inteira, aproveite a reforma hidráulica para reverter essa situação. É extremamente importante que cada cômodo que contenha pontos de água (cozinha, banheiro, área de serviços) tenha seu próprio registro. Isso faz com que não precise fechar toda a circulação de água e encerrar o fluxo na casa inteira.

 

3 – Não feche pisos e paredes sem antes testar a instalação elétrica

Mesmo que a instalação elétrica esteja nova e pronta, é necessário realizar alguns testes para verificar se não existe nenhum tipo de vazamento, caso alguma parte não esteja bem encaixada. Apenas ao realizar o teste, permita que a fase seguinte da reforma seja realizada. Caso contrário, você corre o risco de precisar quebrar novamente a parte da instalação, para realizar alguns reparos.

 

4- Conte com uma mão de obra especializada e um bom projeto de reforma hidráulica

Talvez a dica mais importante. Ao realizar uma reforma hidráulica, é extremamente necessário a contratação de uma mão de obra especializada, acompanhada de um ótimo projeto.

Com a ajuda de profissionais, eles saberão definir onde cada cano deve ser colocado. Além de saber qual é o diâmetro adequado e, também, definir qual o tipo de material é o mais recomendável a se usar na reforma.

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é necessário que um arquiteto ou engenheiro seja responsável por elaborar um projeto para a parte hidráulica de sua casa.

Com essas dicas, com certeza você irá realizar a reforma hidráulica de sua casa com eficiência e sem nenhuma dor de cabeça. Se você gostou, confira mais de nossos artigos visitando nosso blog.

 

Fonte: Geimper

Comments for this post are closed.