DICAS DE MANUTENÇÃO PARA SEU PRÉDIO COMERCIAL

Manter a funcionalidade e a segurança de um prédio comercial é tarefa que exige conhecimento, profissionalismo e seriedade. Realizar a manutenção predial periódica garante a valorização do imóvel, proporciona segurança para as pessoas, maquinários e equipamentos que ocupam o prédio.

 

A importância da manutenção predial

Deixar de realizar a manutenção predial pode ser considerada uma negligência. Afinal, ela evita a deterioração da estrutura, previne acidentes e minimiza o gasto com consertos.

A manutenção preventiva deve ser feita periodicamente para, como o nome já diz, prevenir futuros inconvenientes e gastos desnecessários. Assim você mantém o seu negócio de forma mais rentável e segura.

Pense bem, quanto valor está agregado embaixo do telhado do seu prédio comercial. É fundamental cuidar deste patrimônio, dos bens e dos recursos humanos que ele abriga.

Então, siga estas dicas:

 

1. Ar condicionado:

 

Além de manter a temperatura ambiente em um nível agradável para o conforto das pessoas que ocupam o prédio, o ar condicionado deve estar regulado corretamente para garantir o resfriamento e o bom funcionamento de equipamentos e maquinários.

Equipamentos de climatização desregulados podem causar danos às máquinas e provocar o aumento da mão de obra, aumentando também os custos da produção.

Manter a manutenção periódica e preventiva evita estes problemas, garante saúde e bem-estar aos colaboradores e prolonga a vida útil dos equipamentos.

 

2. Instalação elétrica:

 

Já imaginou o prejuízo que uma pane no sistema elétrico pode gerar em um prédio comercial? Além do estresse, falhas no sistema elétrico causam desperdício de dinheiro e de energia elétrica.

Manter um planejamento de manutenção periódica e a aquisição de materiais de qualidade para a alimentação de energia do prédio garantem o bom funcionamento de todas as atividades e redução na fatura de energia elétrica.

 

3. Itens de segurança:

 

Não espere por um acidente para descobrir que seu sistema de segurança tem falhas. Faça inspeções periódicas para verificar a condição das escadas, extintores de incêndio, iluminação de emergência e outros equipamentos do prédio.

Além disso, fique atento também à segurança patrimonial, mantendo o funcionamento de câmeras de vigilância, sistemas de travas de portas e portões eletrônicos.

 

4. Impermeabilização:

 

Imagine uma goteira bem em cima de um equipamento, vazamento no encanamento ou umidade gerada por infiltração. Nem pensar, não é mesmo? A infiltração pode trazer problemas graves tanto na estrutura do prédio, quanto aos maquinários instalados e à saúde das pessoas que ocupam o prédio.

Utilizar um sistema de impermeabilização de rápida aplicação, que não produza entulho e tenha garantia de resistência por muitos anos, é essencial para evitar infiltrações, dores de cabeça, gastos com conserto e troca de equipamentos.

Verifique frequentemente as instalações hidráulicas, para evitar entupimentos e vazamentos.

 

5. Profissionais capacitados:

 

Em todo serviço de manutenção, contrate sempre os profissionais especializados na área que necessita de reparos ou de prevenção. A qualificação dos profissionais contratados garante um serviço bem feito na primeira vez, evitando retrabalho e gastos desnecessários.

Além disso os profissionais já têm todo o equipamento necessário para a realização do reparo, sem comprometer a segurança com equipamentos inadequados ou colocar em risco a integridade física de alguém.

 

6. Invista na manutenção:

 

Você viu que a maioria das dicas é preventiva. Saiba que mais vale investir em prevenção do que correr atrás do prejuízo.

Vale a pena manter seu prédio comercial funcionando da maneira correta e sem riscos. Não é gasto, é investimento, seriedade e respeito para com todos os que utilizam o prédio.

Gostou das dicas? Gostaria de realizar um orçamento para plano para manutenção mensal? Entre em contato conosco e não deixe de assinar a nossa newsletter!

Fonte: FiberSals

Comments for this post are closed.