O que é um Telhado Verde ou Ecotelhado?

É a evolução dos telhados convencionais, porque integra todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios. Funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva reduzindo a chance de enchentes nas cidades. Ou seja, quanto mais telhados verdes, menos possibilidades de enchentes.

O Telhado Verde também age como purificador da poluição urbana e é o único que pode ser usado para tratar os efluentes (esgoto) produzidos na edificação. É recomendado que seja instalado em uma laje plana, utilizando impermeabilização de PVC, com capacidade de formar uma cisterna para reuso de água da chuva e tecnologia anti-raízes.

Benefícios

1) Retém a água da chuva.

Reduz a velocidade de escoamento da água da chuva na fonte (telhados) ajudando a evitar enchentes nas cidades.
Faz a limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição.

2) Traz biodiversidade.

Melhora a relação entre as edificações e o meio ambiente.
Contribui para formação de um miniecossistema, atraindo diversos pássaros, borboletas, joaninhas, abelhas, etc., que foram eliminados do ambiente com o crescimento urbano.

3) É econômico.

Telhados convencionais acumulam o calor e o transferem para dentro das construções.
Com o Telhado Verde a cobertura vegetal se encarrega de dissipar ou consumir esta energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do prédio. É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo.

Reduz a poluição do ar pelo sequestro de carbono.
Traz conforto térmico e acústico para ambientes internos.
Contribui para a maior durabilidade das construções, pois diminui a amplitude térmica.

Entre em contato, saiba mais e faça seu orçamento!